13 fevereiro 2007

Curiosidades recentes

Os dentes da pequena criatura vão dando mais trabalho.

Como ainda não usa escova de dentes, artefacto extremamente útil e que estamos, seriamente, a pensar comprar, os pais, inconscientes, ainda vão lavando as dentolas da cria com o dedo mindinho.

Ora, num destes dias, a pequena gozona não se fez rogada e, após

saborear a pasta de dentes, aplicou uma valente mordidela no dedo do pai babado, deixando-lhe uma marca de sangue pisado, o que levou a mãe a rir às gargalhadas.
Claro está que, no dia seguinte, foi a vez da minha querida mulher lavar-lhe os dentes e levar pela mesma bitola.

Diz o ditado que quem ri por último, ri melhor e, neste caso, até podia ser eu o último a rir.

Mas não se iludam, porque nós também não...
Quem tem estado a rir por último é a pequena criatura, e é ela quem está em vantagem.

Pois é…

Definitivamente, a cria decidiu que chegou a altura de pregar uns sustos aos pais e, desta feita, lá deu mais uma violenta cabeçada no chão, numa daquelas tentativas de gatinhar mais apressadamente.

Esqueceu-se de duas coisas:

Primeiro, gatinhar com pressa exige uma coordenação perfeita de movimentos e uma perícia que, aparentemente, ainda não tem.

Segundo, gatinhar depressa numa superfície aderente e numa superfície derrapante são duas coisas completamente diferentes, e fazer este tipo de experiências num chão de mármore não é lá muito aconselhável.

Mas continua assim, filha. Vai em frente porque é assim que se aprende.


Durante o repasto matinal, uns cereais engolidos à pressa e meia litrada de leite frio, dirigi-me ao quarto da cria para avaliar o seu estado, enquanto ela esperava, pacientemente, que os pais se acabassem de arranjar.

Olhei para dentro da cama de grades e a surpresa foi grande.

"Mulher… Ó mulher!" – Gritei, alto e bom som, para poder ser ouvido no outro extremo do casarão – "Antã, que porra, nã vestiste as calças à filha?"


Pois a verdade é que sim, a minha querida mulher tinha vestido as calças à pequena criatura que decidiu fazer-nos mais uma surpresa e conseguiu, vá-se lá saber como, tirar as calças e ficar a rir, olhando para os pais com aqueles olhos brilhantes e muito abertos, só com os collants.

Nota - Ajudem-me as leitoras deste espaço numa dúvida existencial que tenho... Diz-se os collants ou as collants?

1 comentário:

Anónimo disse...

À laia da resposta (com um mês de atraso) eu digo (e acho que se diz também) OS collants... Fui tentar confirmar mas o belo do dicionário de LP não reconhece a palavrinha (fundamental no léxico feminino e infantil...)!
Estou a fazer um apanhado das habilidades da vossa filhota e é uma delícia a forma desprendida, bem humorada mas também ternurenta como são descritas!
:)