07 janeiro 2008

Vinte e um meses


Há um ano e nove meses nasceu uma pequena criatura que mudou, radicalmente, as nossas vidas.

O nosso mundo passou a girar em torno dela e a vida familiar foi-se adaptando às exigências da cria que, entretanto, vai crescendo a olhos vistos com as suas manhas, as suas traquinices, a sua personalidade e a sua maneira de estar no dia a dia, sempre alegre e bem disposta.

De repente, olhamos para a nossa filha, vemos uma bebé crescida e lembramos, com alguma saudade, a bebé frágil e indefesa que agarrámos ao colo, por primeira vez, há 21 meses atrás.

Agora, olhamos para trás e relembramos momentos únicos nesta, ainda, curta caminhada, como a primeira vez que esboçou um sorriso ou que disse, com clareza, as palavras mãe e pai, os primeiros dentes, os primeiros passos ou a loucura de estar na praia com uma irrequieta que não tem medo da água.

Enfim, detalhes que só quem é pai, ou mãe, pode entender e que marcam a nossa vida.

Agora, a bebé está diferente…

Continua a ser a cria doce e meiga que desata a rir cada vez que, na brincadeira em cima da cama, lhe fazemos cócegas na barriga ou nos pequenos pés, mas, subitamente, apercebemo-nos que a bebé passou, sem pedir ou perguntar nada, a pular para cima do sofá para acender, e apagar, a luz da sala, a ir ao frigorífico escolher a sobremesa mais adequada para o seu pequeno estômago, a correr para a banheira ou para escovar os dentes e, no meio de tanta coisa incompreensível, a desenvencilhar-se com uma dúzia de palavras bem articuladas, com as quais se faz entender na perfeição e conseguir tudo o que pretende em cada ocasião com que se depara.

O tempo voa, sem dúvida.

Parabéns, filhinha, por mais este mês, e muitos e muitos beijinhos dos papás que te adoram.

1 comentário:

Mãeloba disse...

Parabéns traquinita!!! Sem duvida são esyes momentos que nos enchem a alma e nos fazem sorrir quando nos deitamos á noitw.