27 fevereiro 2008

Trabalho de casa

Como pais, entrámos numa nova fase das nossas vidas e voltámos a ter trabalhos de casa para fazer.

Nada de especial, por enquanto, mas digamos que é uma preparação para quando, daqui a uns anos, tivermos que acompanhar a filhinha nos trabalhos de casa dela e tivermos que relembrar coisas que já esquecemos há muito tempo.

Como ainda não é altura de voltar a estudar os manuais escolares, vamo-nos preparando para a tarefa com o trabalho de casa que é ir decifrando as lenga-lengas da Joana, coisa que nem sempre é fácil, especialmente quando a pequena criatura decide enveredar por uma frase mais longa para pedir ou explicar, com um ar muito sério e compenetrado, alguma coisa.

Assim sendo, aqui ficam algumas palavras que compõem o léxico da Joaninha, além das mais vulgares, que já pronuncia sem qualquer tipo de problema, como pão ou cão, e os números até dez, que já conta na perfeição, ainda que só o um e o cinco sejam bem pronunciados.

Nana – Joana
Iáu – Água
Gutu – Iogurte
Tão – Televisão
Tutas – Pantufas
Xápátos – Sapatos
Ada – Fralda
Us – Jesus ou luz, dependendo para onde aponta
Peia – Pêra

Como dissemos, estas são, apenas, algumas palavras que nos vêm à cabeça, assim de repente, porque quando toca a entender o que a filhinha quer dizer com “Ooooolha! Bicthic biú eápthcic áubláp gúpushic bidáoéuái huáididichibó”, com um ar muito doce e um beicinho que nos deixa derretidos, o melhor é estar com muita atenção e perceber para onde é que está a apontar ou a olhar, de modo a poder decifrar semelhante discurso.

Os Papás

2 comentários:

SRA disse...

zé mesmo um verdadeiro dialecto a forma como as nossas Joaninhas se exprimem...

Como costume dizer falam Joanês...

Sofia disse...

k giro!!
deve ser o maximoesse dialecto infantil...
o pior é quando eles querem dizer algo muitooooo importante e nós nao entendemos!!!
beijinhos