21 novembro 2007

O futuro da Esmeralda

Mesmo com os relatórios apresentados pelos especialistas na matéria de psiquiatria infantil, que apontam para os efeitos nefastos que podem advir da entrega da pequena Esmeralda ao pai biológico, logo depois do Natal, esta decisão das instâncias judiciais deverá ser para cumprir.

Já se sabe que as visitas do papá biológico têm provocado perturbações na pequena criatura e que os psiquiatras são peremptórios em afirmar que um afastamento definitivo dos pais adoptivos só será prejudicial para a criança, considerando a situação como devastadora e catastrófica.

Pergunto-me como será o futuro da criança, especialmente no que toca ao relacionamento com os adultos, ao desenvolvimento da sua personalidade e à maneira de lidar com as coisas boas e as coisas más da vida.

Estaremos perante um caso de alguém que criará defesas e saberá dar a volta por cima ou, o que será mais natural face às considerações da equipa de pedopsiquiatria que a acompanha, perante alguém que crescerá acossada pelo seu passado, na dúvida e na rebeldia, resultando em mais um caso de adolescência perdida que envereda por caminhos de droga, prostituição ou criminalidade?

Nota – Também publicado no Sempre a Produzir

Sem comentários: