20 março 2007

Os dentes da cria

Ora bem… Os papás andaram por aí a ver umas coisas sobre as dentolas da cria e, pelo que vimos, a lenga-lenga que se segue não deve andar muito longe da verdade.

A dentição de leite é composta por vinte dentes, dez no maxilar superior e dez no maxilar inferior.

Se continuarmos a dividir a boca da pequena criatura, no que os peritos chamam de 4 quadrantes (dois em cima e dois em baixo), então chegamos à brilhante conclusão de que a cria terá que desenvolver, em cada quadrante, um dente incisivo central, um incisivo lateral, um dente canino, um primeiro molar e um segundo molar.

Chegámos, também, à conclusão de que a maior parte das pequenas criaturas que conhecemos, ou de quem ouvimos falar, têm sido algo precoces no que toca ao aparecimento dos primeiros dentinhos.

Assim sendo, à data de hoje, a Joaninha já tem os quatro incisivos centrais, os dois incisivos laterais no maxilar superior quase desenvolvidos e já se nota um dos caninos superiores, num total de 7 dentes que estão identificados no gráfico com uma bolinha encarnada que nada tem a ver com aquelas bolas encarnadas que, por vezes, aparecem em certos filmes.

A partir de hoje, sempre que um novo dente comece a romper naquelas coitadas das gengivas, vamos actualizar o gráfico.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já agora uma questão... Em que mês surgiu o primeiro dente da vossa cria? E veio acompanhado de maleitas?! A Becas, apesar de nos brindar com rios de baba desde os dois meses, não parece ter pressa...

Anónimo disse...

Atenção que se poêm a mão na boca da cria muitas vezes, ela pode-se farta e dar-vos uma valente dentada.
(A madrinha babada)

Os Papás disse...

Já estamos habituados, madrinha.
Por isso é que começámos a usar a escova de dentes...
Para contar os dentes, é só fazer macacadas e, quando ela começa a rir, olhar lá para dentro...
Beijinhos dos três.

Os Papás disse...

Maraffaada.
Os dois incisivos centrais surgiram aos três meses, mais coisa menos coisa, ao mesmo tempo e sem crises de maior.
Pouca bába, pouco choro e, por uma vez, uma pontinha de febre.
Aliás, aquele gel para os dentes (BocaGel ou coisa parecida) só o aplicámos duas vezes e por descargo de consciência, já que a boa disposição da cria nunca abrandou.