07 abril 2008

Dois Anos - Sobre a Filha


Tanto que vai ficar por dizer…

É impossível recapitular, com uma certa precisão no que toca a datas, tantas conquistas da filhinha, mas, tendo em conta a idade, há coisas que, aos olhos de outros pais, constituem verdadeiras surpresas, o que nos leva a ficar babados e, mais uma vez, cientes da nossa melhor contribuição para o desenvolvimento da nossa traquina.

No meio de muita perspicácia, alguma concentração, aprendizagem e aquisição de conhecimentos, quer por parte da cria quer por parte dos pais, as mudanças de fraldas, vestir a Joana e outras actividades similares, passaram a ser uma rotina do dia a dia da filhinha e da família.

Há, no entanto, algumas situações e considerações que ficam na memória dos pais, como a vontade, desde cedo, demonstrada pela pequena cria, em querer falar, no meio dum palrar muito característico.

Depois, as primeiras palavras, entre as quais, como não podia deixar de ser, “mamã” e “papá”, coisa que delicia qualquer progenitor.

Agora… Agora, não pára e o vocabulário cresce à medida que a Joana vai juntando palavras e fazendo as primeiras frases, como, por exemplo, “não queis banana, queis mais gutu!”

No meio desta coisa das palavras, é interessante ver como todas as crianças aprendem com muito mais facilidade a palavra “não” em detrimento da palavra “sim”.

Outro pormenor, ainda associado à linguagem, é ver o esforço intelectual dos pais, nós incluídos, a, por vezes, tentar entender o que os filhos querem dizer com vocábulos e grunhidos que não lembram a ninguém.

H2O, vulgo água, é coisa que a cria adora, seja ela para beber (após aquela fase em que não bebia mais nada senão leite), no banho em casa e na praia.

Desde que se começou a aguentar em pé, a cria passou a tomar banho na banheira da casa de banho, em vez de continuar a usar a banheira de recém nascidos ou um artefacto, que foi utilizado uma ou duas vezes, para poder estar sentada na banheira, e é uma alegria enquanto dura o tempo do duche.

Já na praia, e apesar do vídeo não o mostrar, a cria já demonstrou não ter medo, mas, isso sim, algum receio, o que é normal, e um visível sentimento de respeito pelo mar.

Depois de, com cerca de três meses e meio, ter dado o seu primeiro mergulho nas águas frias do Guincho, o que levou algumas pessoas a olharem para o pai com um ar de descompostura, enquanto outras sorriam com a situação, a filhinha passou, no passado verão e já a andar, ao contacto com a areia molhada e com as ondas, quase sempre por sua iniciativa mas sempre debaixo do olhar atento dos pais.


A propósito de andar, o feito deu-se no dia quatro de Julho de 2007, ou seja, a poucos dias de fazer quinze meses, e ficou devidamente registado no que toca aos primeiros passos em casa.


E, a propósito de casa, talvez por ser menina, a Joana tem demonstrado ser bastante arrumadinha, quando não é desarrumada…

Ou seja, quando não está com as brincadeiras típicas de bebé, em que tudo é para desarrumar, a cria leva muito a sério situações caseiras como ajudar a arrumar o quarto ou a despensa, depois de chegados a casa cheios de compras, pôr a mesa, levando ela os pratos, copos e talheres, ou levando para o caixote do lixo o que é suposto levar e mais algumas coisas que, no seu entender, sejam dispensáveis, como os tais dois copos que nunca chegaram a aparecer.

Talvez, também, por ser menina, começou, de algum tempo a esta parte, a protestar com a roupa que lhe vestimos, especialmente com os “xapátus”, e gosta de se olhar ao espelho, numa de ver se está tudo condizente, com um certo ar de menina vaidosa.

E vaidosos ficam os papás, quando têm alguma visita em casa e, chegada a hora, dizem à filhinha para ir para a cama e ela sai disparada, sem pestanejar e cheia de boa vontade, para a casa de banho, para lavar os dentes, e, depois, para junto da cama, onde fica especada, sempre agarrada a um dos “Míus” e a uma fralda de pano, à espera que a ponhamos na caminha.

Falando de caminha, aproveitamos a ocasião para dizer que estamos perfeitamente à vontade para levar a filhinha para a nossa cama, sem qualquer receio que haja habituação para adormecer, ou coisa que o valha, porque a cria sabe que, depois dum primeiro “nãããoo”, quando lhe dizemos que é para ir para a cama dela, é porque é mesmo para ir.

E as camas levam-nos a outras peças de mobiliário, como a cadeira de refeição que foi substituída, também já há algum tempo e por iniciativa da própria filhinha, por uma das cadeiras que acompanham a mesa da sala de jantar, ainda que a pequena cria não fique devidamente à altura da situação, o que parece não a preocupar minimamente.

Sem dúvida, por ocasião das refeições, as preocupações passam para o lado dos pais, com a antevisão da chafurdice oriunda da persistência da filhinha em querer desenvencilhar-se sozinha com os talheres e, quando farta dos mesmos, com as mãos.

A propósito de mãos, podemos, também, falar de desenhos, vulgo riscos e rabiscos, que a cria adora fazer, quer em papel, quer nas paredes de casa, e no uso das mesmas como reforço à linguagem, seja quando aponta para dizer ao que se refere ou como auxílio a expressões de surpresa ou dúvida, por exemplo.

As mãos da cria levam-nos, ainda, aos comandos da televisão, do leitor de dvds e da aparelhagem, tudo devidamente conciliado para que a cria possa ter momentos de lazer e aprendizagem com alguns dos programas do Canal Panda e treinar os seus dotes musicais e de dançarina.


Estamos, certamente, perante um dos posts mais longos na curta história do Traquina e Irrequieta e, como dissemos ao início, muito fica por dizer.

Mas, o mais importante não pode faltar e, por isso mesmo, aqui ficam os nossos parabéns, filhinha.

PARABÉNS por estes dois anos plenos de felicidade, tua e dos papás, e que se repitam por muitos mais, longos, bons e sempre cheios de saúde, alegria, paz, verdade e muito amor.

Adoramos-te, filhinha!

Os Papás

8 comentários:

Sofia disse...

muitos parabens!!!
dois aninhos :DDDD
e adorei ve-la a dançar! tem ritmo a miuda!!!
beijos fOfOs

Carla disse...

Parabéns!!! Muitas, muitas felicidades.

Beijos

Maraffaada disse...

Muitos muitos parabéns à Joaninha e aos papás!!! Um dia muuuuuuuuuuito feliz!

Beijinhos da Becas e da mamã

Maraffaada disse...

O toque de entrada impediu-me de vos dizer:
-adorei este post!
-têm um miminho no nosso cantinho!
Bj

SCAS disse...

parabéns, à joaninha, à família, aos papás... parabéns!! beijinhos nossos

Sandra disse...

Sei que venho atrasada mas não poderia deixar de dar os Parabéns a esta menina linda linda ...

PARABÉNS Joaninha.

Adorei o post ... lindo

Beijinhos já de velas apagadas.

Sandra disse...

Mais atrasada não podia estar...
Parabéns joaninha.
Que crescida que estás!!
Bjinhos

Ana Luísa disse...

Mas que cabeça a minha :S
Mil perdões!!!
Muitos parabéns pelos 2 anos da Joaninha!
Espero que tenham passado um excelente dia.
Um grande beijinho cheio de felicidades-