07 abril 2008

Dois Anos - Sobre a Mamã


Depois dos nove meses de uma gravidez santa, e sem grandes motivos de queixa, e da emoção de me ter nos braços pela primeira vez, passou, sem problemas de maior, pela fase em que até o simples facto de me vestir um babygrow era motivo de receio, numa de não me querer magoar.

Depois, veio aquela fase de aprendizagem do que é ser mãe, de ter que cuidar de mim, cheia de miminhos e muitos, e redobrados, cuidados, que durou, basicamente, até eu ter ido para o infantário.

Só a partir dessa altura é que a mamã começou a ser um pouco mais desprendida, no bom sentido, ou, se quiserem, mais tolerante com certos aspectos, ao ver que eu estava a adaptar-me bem às mudanças e à minha nova vida activa, construindo defesas que me foram permitindo passar do estatuto de bebé ultra frágil para frágil e, recentemente, de frágil para bebé.

Ainda assim, e ao fim de dois anos em que já mostrei à mamã como sou, há ocasiões em que a atitude protectora da mamã é, talvez, exagerada e sem razão para que a mamã fique nervosa.

Mas a minha mamã é mesmo assim, aliás, como tantas outras mamãs, especialmente quando o são por primeira vez, e, claro está, compreendo-a perfeitamente.

Afinal de contas, tenho dois aninhos e ainda sou uma bebé.

Já sei que todas as crianças dizem o mesmo me relação aos próprios pais, mas tenho a melhor mamã do mundo.

Tenho alguém que me ajuda a crescer, que me ensina as coisas da vida e que me dá muitos mimos.

Alguém que me aninha no colinho para adormecer, que brinca comigo e que tem a pachorra de me ajudar a arrumar os meus brinquedos.

Alguém que, com razão, refila comigo quando deito o arroz de pato para o chão, espalho o meu gutu na mesa e penteio-me com as mãos cheias de gelatina.

Alguém que desespera com algumas das traquinices que vou fazendo, mas que tem a força necessária para as aguentar e a paciência para me fazer ver o que está bem e o que está mal.

Alguém que adoro, do fundo do meu coração, e que sei que me ama muito!

Este é o meu dia, mas tu, mamã, também estás de PARABÉNS!

A Cria

1 comentário:

Sofia disse...

parabéns também á mamã :D
ser mãe é uma das tarefas mais dificie e ao mesmo tempo melhores, que podia existir :D
beijo FoFo, este só para a mamã ;)