29 abril 2007

Segundo semestre no infantário

Já aqui tínhamos falado sobre o “Caderno da Joana” e o papel que desempenha na transmissão de informações diárias sobre a vida da cria no infantário.

Ontem, apareceu a ficha de avaliação do segundo semestre, ou seja, mais “notas” e motivo de comparação com a avaliação do primeiro período.
Resumindo, mais uma vez, o que se torna de difícil leitura, no que toca à Socialização com os adultos, a Joana continua a palrar e a rir, quando quer chamar alguém mais velho, e chora, quando quer atenção; Interage, positivamente, com qualquer adulto, e sorri, quando os mais velhos brincam com ela.

Em relação à Socialização com outras crianças, interage positivamente, brinca e provoca os amigos batendo-lhes e puxando-lhes os cabelos.


No que respeita à Locomoção, a pequena criatura vira-se sozinha (quando está deitada no chão), não tem qualquer tipo de problema em sentar-se sozinha, gatinha e, se lhe seguram nas mãos, vai dando alguns passos.

Quanto à Higiene, gosta que lhe mudem a fralda, mas continua a fazer fitas quando lhe limpam a cara e o nariz. Interessante é o facto de que gosta de se sentir sem fralda.


No campo da Motricidade, continua a agarrar e a manipular os objectos que lhe vêm à mão.

Passando ao campo da Linguagem, a Joana palra durante muito tempo, emite sons diversos quando se fala com ela e faz barulhos específicos quando quer chamar a atenção.

No que diz respeito ao Repouso, a cria adormece sozinha e facilmente, tem um sono tranquilo e gosta de dormir, bem confortável, na cama.

No que toca à Alimentação, come bem e em quantidade.

Quanto às Brincadeiras, gosta de ouvir música, de bonecada, que os adultos cantem para ela, de brincar às escondidas, fazer gracinhas em frente ao espelho e brincar com bolas.


Por último, as Observações da responsável pelo berçário que continuam a salientar os principais aspectos característicos do primeiro ano de vida, o facto da cria ficar em pé, agarrada e ensaiando alguns passos, e a personalidade, cada vez mais vincada, traquina e teimosa.

Resumindo e concluindo, “A Joana tem vindo a evoluir positivamente, apresentando um desenvolvimento favorável para a sua idade”.

Resta dizer que, na primeira página da avaliação da nossa filha, aqueles rabiscos são da autoria dela...

E continuam as notas positivas…

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelos bons resultados! :D