23 julho 2007

Balanço final do primeiro ano no infantário

Na passada sexta-feira foi dia de reunião de pais no infantário da Joaninha e, claro, lá fomos nós saber das últimas novidades.

A pequena criatura também foi e, mais uma vez, deu para ver que se sente bem e muito à vontade naquele ambiente que, temos a certeza, lhe é tão querido, já que, antes da reunião começar, andou pela sala, toda descontraída, na brincadeira com uma amiga.

O pior, mesmo, foi quando a responsável do infantário começou a falar, toda compenetrada no seu discurso, e, de repente, lhe apareciam umas mãozinhas matreiras a tentar roubar as canetas ou, no silêncio dos pais atentos no discurso, se ouviam umas larachas que ninguém entendia mas que acabaram por ser motivo de risota.

Findas as primeiras considerações sobre o ano lectivo que agora termina, as responsáveis pelas diversas salas distribuíram as notas do terceiro período, onde pudemos verificar a evolução da cria…

Voltando a resumir o que se torna de difícil leitura, a Joaninha continua a ser muito sociável com os adultos, “falando” cada vez mais. Por outro lado, quando quer chamar alguém mais velho ou quer atenção, já manda o seu berro da ordem e, por vezes, vai bater na perna do adulto; Ou seja, continua a interagir, positivamente, com qualquer adulto, e sorri, quando os mais velhos brincam com ela.

Em relação à Socialização com outras crianças, interage positivamente, brinca e provoca os amigos batendo-lhes, puxando-lhes os cabelos e tirando-lhes os brinquedos favoritos.


No que respeita à Locomoção, os progresso foram mais do que visíveis, já que a pequena criatura faz trinta por uma linha e não tem qualquer tipo de problema em sentar-se sozinha, ultrapassar pequenos obstáculos e andar, feita uma louca, dum lado para o outro

Quanto à Higiene, continua a gostar que lhe mudem a fralda (é muito asseadinha, a nossa filha), mas faz um berreiro do caraças quando lhe limpam a cara e o nariz.


No campo da Motricidade, continua a agarrar e a manipular os objectos que lhe vêm à mão.

Passando ao campo da Linguagem, a Joana “fala” cada vez mais, atira com as suas opiniões quando se lhe diz alguma coisa e faz barulhos específicos quando quer chamar a atenção.

No que diz respeito ao Repouso, a cria adormece sozinha e facilmente, tem um sono tranquilo e gosta de dormir, bem confortável, na cama.

No que toca à Alimentação, a palavra adequada, se bem que não parece com as fitas que costuma fazer em casa, é que é uma comilona.

Quanto às Brincadeiras, gosta de ouvir música, de bonecada, de brincar às escondidas, fazer gracinhas em frente ao espelho e brincar com bolas.


Resumindo, as Observações da responsável pelo berçário continuam a salientar, especialmente, a personalidade, cada vez mais vincada, traquina e teimosa da nossa filhinha, que entrou, definitivamente, na fase da afirmação pessoal e a esperteza que demonstra nas atitudes que tem e na maneira como resolve as situações com que se vai deparando no seu dia-a-dia.

Resultado final: continuam as boas “notas”, a cria passou de ano e, em Setembro, quando acabarem as pequenas férias, a Joaninha já vai para a sala de um a dois anos.

2 comentários:

Maraffaada disse...

Parabéns pela transição de ano da vossa cria!! A Joaninha está muito bem e recomenda-se!
Beijinhos aos três!

Anónimo disse...

GANDA JOANINHA!!!!
Assim é que é!!!!!
De pequenina é que se ensina a Joaninha